Rss Feed Tweeter button Facebook button Linkedin button
23/11/2024
|

Iniciativa privada assume Viracopos

Posted by Fred Rangel
Comment
11
mar

Março/2013 – Valor

O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), passa hoje pela etapa definitiva de transição no processo de concessão e agora é totalmente administrado pela iniciativa privada. A estatal Infraero, que prestou assessoria à concessionária nos últimos três meses, agora se desliga da função e permanece como acionista de 49% da sociedade.
Para planejar a operação do novo terminal, em construção, a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos contratou recentemente a empresa alemã Flughafen München, que administra ao aeroporto de Munique e já prestou anteriormente consultorias ao consórcio. A companhia instalou um escritório no Brasil com 20 pessoas para se dedicar às atividades brasileiras. Segundo o diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster, a operação propriamente dita continuará a ser exercida pela concessionária e pela acionista Egis.
Até março de 2014, está previsto um aporte de R$ 2,06 bilhões em obras. A maior parte desse montante é direcionado à construção de um novo terminal, com 28 pontes de embarque e capacidade para 14 milhões de passageiros ao ano. A etapa de fundação já foi feita e os primeiros pilares começaram a ser erguidos. Em 30 anos, e após outros investimentos, a previsão é de movimentação 10 vezes maior.
Enquanto o novo terminal não entra em operação, o aeroporto vem registrando recordes de movimentação. Em 2012, Viracopos movimentou 8,8 milhões de passageiros ao ano – número 17% maior que no ano anterior. Na sexta-feira, véspera de Carnaval, bateu recorde de pousos e decolagens: foram 399 movimentos. O número mais alto havia sido alcançado no último Natal: 387.
O leilão do aeroporto foi conquistado por Triunfo, UTC e Egis em consórcio formado para disputar o leilão realizado pelo governo federal em fevereiro de 2012. A sociedade ofereceu um pagamento de R$ 4 bilhões pelo aeroporto, a mais alta, e assinou o contrato com 30 anos de duração. O plano de investimentos é dividido em 5 fases e prevê um investimento total de 9,5 bilhões. Nesta semana, passa pela mesma transição o aeroporto de Guarulhos (SP) – também leiloado em 2012. (FP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *