Aliansce quer capitalizar áreas anexas a shoppings em 3 anos
Posted by Fred Rangel Comment |
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jun
Junho/2013 – Exame
A administradora de shopping Aliansce pretende vender cerca de 550 mil metros quadrados em espaços anexos aos seus malls para empreendimentos imobiliários
A Aliansce têm investimentos de 276,4 milhões de reais previstos para 2013 e de 46,5 milhões de reais em 2014
Rio de Janeiro – A administradora de shopping centers Aliansce pretende vender cerca de 550 mil metros quadrados em espaços anexos aos seus centros comerciais para empreendimentos imobiliários, disse um executivo da companhia à Reuters.
A empresa calcula que 10 dos 19 shoppings que administra têm chances de agregar empreendimentos verticais e usar o “espaço aéreo”, segundo o diretor-executivo e de relações com investidores da Aliansce, Henrique Cordeiro Guerra.
“A gente pode monetizar isso nos próximos três anos”, disse Guerra em entrevista na segunda-feira, sem mencionar valores.
Os projetos de uso misto –que reúnem lazer, trabalho e até residências num empreendimento– já são usados por empresas como BR Malls, Multiplan e JHSF.
No caso da Aliansce, o foco é o segmento corporativo em parceria com incorporadoras como PDG Realty, Cyrela e João Fortes Engenharia.
“A nossa ideia é não assumir nenhum risco na incorporação, participar mesmo como terrenista. O que a gente tem buscado é monetizar estes espaços, com uma contrapartida financeira, recebendo em dinheiro e não em unidades”, afirmou.
Expansão
Com a previsão de inauguração de três shoppings este ano e a expansão de outros 12 até o fim de 2014, a Aliansce também vê oportunidades de crescimento orgânico, apesar da inflação e do ritmo mais lento da economia.
“Se a gente continuar num ambiente macroeconômico de menor crescimento (…) ainda vai ser bastante razoável”, disse.
Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as vendas no varejo caíram no primeiro trimestre pela primeira vez desde 2008.
“Acho que no caso da Aliansce ainda vai superar em muito a média do varejo”, acrescentou Guerra.